Pular para o conteúdo

AVALIAÇÃO

Na avaliação verificamos as alterações funcionais com testes específicos, a relação com a dor e incapacidades, e dessa forma podemos elaborar o tratamento adequado.

Assim trabalhamos para restabelecer o movimento, a ativação muscular, o

controle do movimento, a coordenação motora, a força, o equilíbrio, a agilidade, entre outros e devolver ao indivíduo as atividades de vida diárias e laborais o mais breve possível. Os problemas relacionados aos movimentos do corpo são extremamente complexos e o grande desafio do fisioterapeuta é encontrar as relações diretas e indiretas que originam o problema.

Por isso, somente através de uma avaliação com base na disfunção do movimento é possível resolver as disfunções como um todo.

Unidade Bosque – Minuci, Rubens Vidal e Mauricio Teobaldo

Unidade Paulista – Minuci e Tiemi Haro

CLÍNICA DO OMBRO

Uma nova maneira de tratar o ombro, a cintura escapular e suas associações. Tudo em um único sistema de tratamento a Mobilidade Articular e Fascial, Flexibilidade, Controle Motor e Estabilização Segmentar.

Um local especifico, uma equipe especializada e muito bem preparada.    

Unidade Paulista – Tiemi Haro, Jaqueline Portela e Gabriela Moschini

PILATES

É um método de exercícios utilizado para reabilitação, promoção de saúde e prevenção de doenças. Os exercícios são realizados em solo (Mat Pilates) e/ou em Aparelhos. Os benefícios são inúmeros: aumento de

força e resistência muscular, mobilidade articular, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e respiração. A técnica realiza uma reeducação de movimento trabalhando globalmente o corpo.

Unidade BosqueTina Junqueira, Michelle Binotto e Vanessa Oliveira  

Unidade Paulista – Caroline Salvador·

Unidade BongiovaniMariana Jockner e Jessica Neves

OSTEOPATIA

É um método de avaliação diagnóstico e tratamento, realizado por um fisioterapeuta especializado, que busca restabelecer o funcionamento adequado das estruturas e sistemas corporais, através de técnicas manuais (sem aparelhos) nos tecidos acometidos (articulações, músculos, ligamentos, fáscias, capsulas, vísceras, etc.), visa alivio das dores, melhora da função e dos movimentos.

Indicada para dores lombares, ciáticas, dores cervicais, cefaleias, enxaquecas, torcicolos, hérnia de disco, pubalgia, contraturas musculares, entre outras dores e problemas. Também preveni retorno e recidivas de quadros anteriores.

Unidade Bosque – Talita Serillo e Kelly Maggi

Unidade Paulista – Kelly Maggi

Unidade Bongiovani – Talita Serillo

RPG -REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL – Método Souchard

A RPG ajusta a postura reorganizando os egmentos do corpo, permitindo uma nova organização e o reequilíbrio dos músculos que mantém a postura. Alonga os músculos tensos e ativa músculos racos, sempre de maneira global. 

Benefícios:

​·Alívio de dores na coluna;

·Atua na prevenção e tratamento de Hérnia de Disco;

·Correção dos desvios posturais;

·Fortalece músculos fracos e alonga músculos tensos melhorando a respiração e a postura;

·Melhora da conscientização corporal;

Melhora o aspecto estético e previne postura inadequada

Unidade BosqueErika Ota e Clovis Cruz

CONSTRUÇÃO DO MOVIMENTO FUNCIONAL

Baseado no Método Bertazzo que trabalha exclusivamente o desenvolvimento da psicomotricidade e coordenação motora,

atendendo todas as dificuldades que são construídas ao longo da vida, melhorando o equilíbrio e a prontidão para o controle da postura e movimento.

O método utiliza ferramentas inusitadas, baseadas em desenvolvimento e pesquisa, na prática da reeducação do movimento. Esses aparatos simples e estratégicos favorecem e acentuam o posicionamento correto do corpo, e fazem com que os desvios mecânicos progridam para o acerto, interagindo na organização postural e atividades cotidianas. Preparando assim o corpo de maneira global.

Unidade Bongiovani – Carolina Minuci

ACUPUNTURA

A acupuntura é uma terapia milenar de origem chinesa, que consiste na aplicação de agulhas bem finas, em pontos específicos do corpo, para melhorar a imunidade e tratar doenças físicas e problemas emocionais.

As técnicas de acupuntura baseiam-se na ideia de que o corpo é composto de fluxos de energia, que são chamados de meridianos. Se o fluxo de energia nestes meridianos estiver alterado, ele provocará desequilíbrios no corpo, causando sintomas como dor, cansaço e fraqueza.

O objetivo é restabelecer o equilíbrio do corpo, desencadeando efeitos

analgésicos e anti-inflamatórios. Indicações:​

Artrites, Artroses, Bursites e Tendinites;

Enxaqueca, Labirintite e Tensão muscular;  

Gastrite e Prisão de Ventre;

Ansiedade, Depressão, Estresse e Nervosismo.

Unidade Paulista e Bongiovani – Tania Gulin

ESTABILIZAÇÃO SEGMENTAR

Coluna Vertebral

É um método de ativação e fortalecimento baseado na conscientização da contração muscular, no treinamento resistido dos estabilizadores lombares e na estimulação proprioceptiva.

Auxilia na redução da dor dorsal, lombar e quadril, e melhora a capacidade funcional do paciente, e são recomendados para pacientes com instabilidade segmentar dorsal lombar e quadril, e com quadros de dor crônica e/ou inespecífica de uma forma geral.

Unidade Bosque Alysson Caetano

Unidade PaulistaCaroline Salvador

Elastic training

Elastic training é uma técnica de estabilização, resistência, equilíbrio, força e coordenação. Sempre com uso de um colete ajustável ao tronco com um elástico preso ao teto. O objetivo da técnica é possibilitar a coluna vertebral uma estabilização dinâmica e segura pois o sistema auxilia

no controle e desenvolvimento de movimentos, fortalece principalmente o centro de força (Core) e assim melhora a postura, o condicionamento físico e preveni lesões.

·Unidade Bosque – Tina Junqueira e Michelle Binotto

REABILITAÇÃO DO QUADRIL

Os tratamentos são embasados nas esquisas científicas para recuperação dos movimentos e função do quadril após lteração ortopédicas degenerativas (artrose, lesão labrum), traumáticas fraturas, pubalgia, ciáticas, tendinopatias) e pós operatórias (prótese, ratura), e utiliza técnicas para elaborar um programa especifico para seus otenciais. Dentre as várias técnicas usamos; Ativações e Fortalecimento Muscular Mobilização e Manipulação Articular; Alongamentos; Exercícios de Coordenação Motora; Propriocepção, e Agilidade, Eletro-estimulação e Liberação Miofascial.

Unidade Bosque – Rubens Vidal

Unidade Paulista – Jean Augusto

REABILITAÇÃO DO JOELHO

Os tratamentos são embasados nas pesquisas científicas para recuperação do movimento e função do joelho após lteração ortopédicas degenerativas (artrose, lesões meniscais e condrais) raumáticas (fraturas, tendinopatias) e pós operatórias (artroscopia, pós reconstrução ligamentar, prótese, fratura), e utiliza técnicas para elaborar um programa especifico para seus potenciais. Dentre as várias técnicas usamos; Ativações e Fortalecimento Muscular Mobilização e Manipulação Articular; Alongamentos; Exercícios de Coordenação Motora; Propriocepção, Pliométricos e Agilidade, Eletro-analgesia e Eletro-estimulação e Liberação Miofascial

Unidade Bosque – Rubens Vidal

Unidade Paulista – Jean Augusto

AVALIAÇÃO FUNCIONAL DO JOELHO


É respaldada pela literatura desportiva e pesquisas científicas para garantir uma volta segura e confiável para a pratica esportiva.

São realizados exames manuais para verificar a integridade das estruturas, testes funcionais dinâmicos como Step Down, Hop Test (salto único, triplo e cruzado e cronometrado de 6 metros, e Teste de força muscular com Dinamômetro Medtech.

Após é elaborado relatório que constata a liberação ou não para prática

esportiva com ou sem recomendações, ou a necessidade de treinamento ou tratamento complementar associado ate a completa recuperação.

Unidade Bosque Mauricio Teobaldo

REABILITAÇÃO MÃO E COTOVELO

Os tratamentos são embasados nas pesquisas científicas para recuperação dos movimentos e função da mão e cotovelo após alteração ortopédicas como Cirurgia de mão e cotovelo Tendinopatia, Epicondilite, Síndrome túnel do carpo, Dedo em gatilho, Fraturas Ruptura tendões, entre outras, e utiliza técnicas para elaborar um programa especifico para seus potenciais. Dentre as várias técnicas usamos; Ativações e Fortalecimento Muscular Mobilização e Manipulação Articular; Alongamentos; Exercícios Sensórios Motores; Eletro-estimulação e Liberação Miofascial

Unidade BosqueBeatriz Broto e Carolina Bortolatto

Unidade PaulistaTiemi Haro e Gabriela Moschini

REABILITAÇÃO CERVICAL

Os tratamentos são embasados nas pesquisas científicas para recuperação dos movimentos e função da cervical após alteração ortopédicas como Cervicalgias, Artrose, Hernias Discais, Braquialgias, Torcicolos, Pós operatórios entre outros e utiliza técnicas para elaborar um programa especifico para seus potenciais. Dentre as várias técnicas usamos; Mobilização e Manipulação Articular; Alongamentos; Exercícios Sensórios Motores; Ativações e Fortalecimento Muscular, Eletro-analgesia e Liberação Miofascial.

Unidade BosqueBeatriz Broto

Unidade PaulistaJaqueline Portela

REABILITAÇÃO LOMBAR

Os tratamentos são embasados nas pesquisas científicas para recuperação dos movimentos e função da cervical após alteração ortopédicas como Lombalgias, Hernias Discais, Ciáticas, Pós operatórios entre outros e utiliza técnicas para elaborar um programa especifico para seus potenciais. Dentre as várias técnicas usamos; Mobilização e Manipulação Articular; Exercícios de Controle do movimento, Alongamentos; Exercícios Sensórios Motores; Ativações e Fortalecimento Muscular, Eletro-analgesia e Liberação Miofascial.

Unidade Bosque – Rubens Vidal e Carolina Bortolatto

Unidade Paulista – Jean Augusto

REABILITAÇÃO NEURO FUNCIONAL

Reuni abordagens embasados nas pesquisas científicas para recuperação neuro motora após alteração neurológica e utiliza técnicas para elaborar um programa especifico para seus potenciais.

Unidade Bosque – Yasmin Coladello (pediatria) e Jorge Nascimento (adulto)

DINAMOMETRIA E ALGOMETRIA

Avaliação com equipamento que permite avaliar força muscular e mensuração / medida de dor.

São duas análises diferentes, o algometria digital de pressão permite avaliar quantitativamente a dor, além de conseguir classificá-la nos atuais parâmetros da neurociência. Que indicará o melhor tratamento de acordo com a intensidade da dor.

A dinamometria manual isométrica avalia a força de qualquer músculo de forma simples e confiável. Analisar exatamente os diferentes grupos musculares, identificando as diferenças e déficits musculares. Assim proporciona uma melhor elaboração do tratamento e verificação de resultados. É muito utilizada com atletas.

Unidade Bosque – Carolina Bortolatto

LIBERAÇÃO MIOFASCIAL

É um procedimento que busca amenizar as dores musculares por meio de manobras de pressão lentas e contínuas em pontos do corpo. A técnica trata e previne lesões e dores musculares. Reduz a tensão nos músculos e nas fáscias, além de melhorar a flexibilidade, a elasticidade, a circulação sanguínea e o rendimento nas atividades físicas.

Indicações:

•Lesões e tensões musculares, e dores associadas.

•Liberação de fáscias e fibroses cicatriciais (principalmente pacientes em tratamento oncológico e nas já mastectomizadas)

Unidade Paulista e Bongiovani – Tania Gulin

FISIOTERAPIA NO CÂNCER DE MAMA

A fisioterapia atua na prevenção e intervenção nas possíveis complicações e efeitos adversos do tratamento oncológico. Seja radioterápico ou cirúrgico. Complicações possíveis: aderências, retrações, fibroses, dor aguda ou crônica, linfedema e limitação de movimentos.

No primeiro dia do pós-operatório imediato (até a retirada dos pontos e drenos) realizamos as orientações sobre o posicionamento no leito, atividades e movimentos que podem ser realizadas ou evitadas. Também o usamos bandagens compressivas para prevenir a formação de edema e seroma. Aqui o principal objetivo é prevenir complicações e proporcionar o breve retorno às atividades funcionais na vida diária, laboral ou no lazer.

Após a retirada dos pontos e drenos, com a liberação do movimento do ombro, são orientados exercícios e atividades. E muitas vezes são necessárias mobilizações teciduais para o alívio da dor e o ganho de movimentos.

Unidade Paulista e Bongiovani – Tania Gulin